O mercado de seguros da América Latina é um território fértil para o crescimento acelerado e a inovação nos modelos de negócio. Trata-se do mercado regional de seguros de mais rápido crescimento em todo o mundo – tanto no segmento de vida quanto não vida – e está entre os mercados globais mais rentáveis para o setor segurador em nível mundial. No entanto, ainda persistem vários desafios estruturais como um mercado fragmentado e fatores socioeconômicos. Para que a região possa eliminar totalmente a lacuna entre a atual penetração de seguros e a de mercados globais mais maduros, as seguradoras da região precisarão identificar caminho distintos para alcançar o crescimento rentável.
À medida que mais consumidores na América Latina têm acesso a ferramentas de mercados desenvolvidos, como contas bancárias e celulares, ter um seguro se torna mais acessível – e mais necessário. E à medida que as seguradoras buscam crescimento e eficiência, os executivos têm feito perguntas cada vez mais ousadas sobre quais produtos e modelos poderiam atender às demandas de populações hoje não atendidas.
Ao reconhecer a importância de abordar esses desafios, o presente relatório – a primeira edição do Global Insurance Report da McKinsey com foco regional – oferece recomendações práticas a seguradoras globais, regionais e locais, bem como aos criadores de políticas, órgãos reguladores e stakeholders da indústria, para que possam lidar com as complexidades do mercado de seguros da América Latina.
O ponto central das descobertas é a notável trajetória de crescimento iniciada pelo setor de seguros na América Latina. O crescimento da região é emblemático de seu potencial a ser explorado e enfatiza a urgência de as seguradoras se adaptarem e inovarem. Seis imperativos constituem os pilares do fortalecimento do desempenho do setor de seguros na América Latina:
- Expandir e repensar o portfólio de produtos
- Personalizar e digitalizar as interações com os clientes
- Buscar excelência operacional
- Melhorar a experiência dos distribuidores
- Engajar-se em ecossistemas desenvolvendo novos modelos de negócio
- Eliminar a lacuna de desigualdade promovendo o desenvolvimento econômico
De incrementar a eficiência operacional até eliminar a lacuna de penetração, tais imperativos servem como uma rota estratégica para seguradoras que buscam prosperar nesse mercado em expansão.
Ao reconhecer as complexidades e idiossincrasias do cenário regional, as seguradoras estarão bem preparadas para capitalizar as oportunidades de crescimento, alinhando suas estratégias com os imperativos que lhes permitirão dar um salto significativo na região. Desse modo, as seguradoras poderão incorporar a mudança de forma proativa, assegurando uma trajetória robusta e sustentável face à dinâmica de um setor em evolução.